O Perfume, A Historia de um Assassino


                                                                          Ola

Hoje vim falar de um livro muito bom O Perfume a Historia de um Assassino, primeiramente vi o filme que achei perfeito e apaixonante logo de cara por representar tão bem que a vida não tem sentido sem amor e depois que fiquei sabendo que era a adaptação de um livro logo o busquei pra ler e descobri que era igualmente apaixonante se não mais porque o tema não se trata só de amor, mas que a vida sem sentimento não vale a pena sendo ele amor ou ódio.

O Perfume é um romance do escritor alemão Patrick Süskind, publicado pela primeira vez em 1985. Foram vendidos 15 milhões de exemplares em quarenta línguas. O título original alemão é Das Parfum, die Geschichte eines Mörders (tradução literal em português, O Perfume, História de um Assassino).
 Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão. Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar seus livros em filmes,com medo de que sejam plagiados ou falsificados. Apesar disso, “o Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.


 A historia se passa em Paris no século XVIII, Jean-Baptiste Grenouille nasce em meio aos peixes supera as expectativas e sobrevive, desde cedo gera um certo desconforto nas pessoas que o cercam possui duas características que marcam e definem sua vida tem um olfato apurado podendo sentir cheiros que estão a quilômetros de distancia separa-los e defini-los em sua memoria olfativa e tem certa paixão por isso porem ele mesmo não possui cheiro algum e nem odores característicos. Sua vida muda quando andando pelas ruas de Paris conhece uma moça que o fascina com o seu cheiro que é diferente de tudo que avia sentido e acaba a matando com as próprias mãos depois desse encontro ele vai a busca de como pode ser guardado o cheiro humano e parte pra Grasse onde conhece Laura que o fascina com seu odor e gera uma certa obsessão e tencionar ter aquele cheiro para si  aprende a arte da perfumaria unicamente para isso e começa a confecção de seu perfume que tem como nota principal a essência de Laura mas esse perfume e muito mais poderoso do que o próprio Grenouille imaginava ele tem o poder de despertar o amor e paixão nas pessoas, depois de demostrar o seu poder a uma multidão Jean-Baptiste se pergunta se algum dia ele mesmo amou ou foi amado mas percebe que não, que  é imune ao perfume ele poderia escrever uma carta ao papa e com apenas uma gota se declarar o cristo ser senhor de tudo e todos mas sobre ele não pode ser despertado nenhum amor e nenhuma retribuição de afeto  então volta para Paris guiado pela sua memoria olfativa ao lugar que nascera despeja o que resta do frasco em si mesmo e é devorado pelos mendigos ali presente.



Recomendo muitíssimo esse livro porque ele me fez pensar o que realmente é importante na vida e tenho certeza  que a pessoa que ler vai se deliciar com varias paginas que só provam que nem toda a gloria se compara ao privilegio de amar se amado.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doodles kawaii-Perfeitos!