Como superar a morte de um ente querido


Creio que uma pessoa jamais deveria escrever uma postagem falando sobre este assunto se nunca tiver passado pela perda de um ente querido.Pois como pode alguém falar sobre algo que não viveu e que não entende realmente?



Bom..os últimos 4 anos foram difíceis para mim pois foram repletos de perdas.Dois familiares muito próximos partiram muito prematuramente deixando para traz uma família em lagrimas e lembranças que jamais poderiam ser apagadas.

Somente hoje me sinto forte o bastante para escrever sobre isso e contar um pouco da minha experiencia e quem sabe poder ajudar alguém que esta passando por uma situação igual.

Perder alguém que nos é próximo vai além de simplesmente saudade.A pessoa que parte deixa para traz um rastro de tristeza,de vazio e de nada.Um fardo que familiares,psicologicamente fracos e abalados,muitas vezes não conseguem suportar.

O perfume que a pessoa usava.Um fio de cabelo no sofá.A musica preferida dele(a) tocando no radio.As roupas ainda no guarda roupa,os bens materiais e os itens que Perteciam áquele(a) que se foi tornam o período de luto muito mais desgastante e doloroso do que deveria ser.Tempo esse que pode levar anos para acabar.

Mas como esquecer?Como superar?


Não existe uma formula mágica para isso assim como não existe um remédio milagroso que cura instantaneamente uma ferida.Por que é isso que a morte é para os familiares que ficam: Um enorme e infeccionada ferida.E sempre que vivenciamos algo que nos remete á pessoa que partiu é como se alguém enfiasse o dedo nesse ferimento.

Acredite é muito mais doloroso do que as palavras podem explicar.O fato é que Para superar o luto você deve primeiramente entendê-lo.

As 5 fases do luto

Estudos indicam que Existem 5 fases do luto e que as pessoas tendem a passar por pelo menos 3 delas antes superar uma perda.

A primeira é a Negação:

A pessoa que perdeu alguém,se fecha,Evita o contato social e custa a aceitar a realidade.

A segunda é a raiva:

Sim a pessoa sente,raiva,muita raiva,frustração.Raiva de si mesmo.Raiva do mundo.Sente que foi injustiça e que deveria ter acontecido com outra pessoa.

A terceira é A barganha :

A pessoas faz promessas pra si mesmo,que vai mudar de vida,que vai tomar atitudes,que vai honrar os sonhos e as memorias daquele que partiu.

A quarta é a depressão:

Ah...a velha depressão.Tarda mas não falha nessas situações.Essa fase é repleta de melancolia e isolamento.As vezes insonia e Falta de apetite.Um período perigoso pois`nela algumas pessoas tendem até mesmo a ter pensamentos suicidas.

A quinta é a aceitação:

Enfim a pessoa se da conta que não foi sua culpa.Que ficar triste não vai adiantar nada.Começa a enxergar a situação com mais clarezas.Aquele desespero,a fadiga no peito e panico noturno diminuem quase que totalmente ou vão embora

Mas quando acaba realmente ?

Para muitas pessoas nunca acaba.Elas ficaram estagnadas em uma das fases do luto e se recusam ou não conseguem simplesmente seguir em frente.Porém Em alguns casos,algumas pessoas podem,depois de 1 ano ou dois, viver as lembranças de forma menos dolosas.Você consegue tocar no nome do ente querido sem aquela vontade terrível de fechar no quarto e chorar.

Vou compartilhar com vocês algo que me ajudou muito...coisas que eu precisar fazer para poder conseguir me levantar e seguir adiante.(o que não aconteceu da noite para o dia)

Primeiro : Itens e bens pessoais.Não guarde ou mantenha,na medida do possível,itens pessoas que te lembrem àquele que partiu.Não é bom para o a mente,nem para o estado de espirito reviver algo que te deixa triste cada vez que olhar para um objeto.

Segundo : Redes sociais,fotos,videos,musicas.Elimine tudo que tiver ligação e que remeta àquele que se foi.Pelo menos por um tempo afaste-se dessas coisas pois te farão muito mal cada vez que você tiver contato elas.Guarde tudo numa caixa.Coloque tudo no porão ou num quartinho reservado onde ninguém,nem mesmo você,irá encontrar,por um longo tempo.Faça de conta que dentro daquela caixa esta sua tristeza e sua infelicidade.

Terceiro e ultimo:Simplesmente tente não lembrar.Eu sei que pode ser fácil falar mais com o tempo você se acostuma a não lembrar.Cada vez que aquela pessoa te vier a mente...pegue um livro pra ler,assista um filme ou série.Abra o Facebook.Faça uma caminhada.Ouça uma musica bem alto.Vá ver um amigo.Viva!O tempo cura tudo.Um dia você vai acordar e vai se sentir mais leve.E verá que aquela ferida vai estar cicatrizada.

A morte nada mais é do que uma lição de vida.O lado bom da morte,se é que existe algum, é que,indiscutivelmente aprendemos muita coisa com ela.Amadurecemos.Evoluímos.Começamos a dar mais valor para coisas e pessoas que antes não ligávamos muito.

Nada na vida se compara a um recomeço.Nós caímos e nos levantamos mais forte como lendária fênix que renasce das cinzas.

E um dia a gente percebe que nada acontece por acaso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doodles kawaii-Perfeitos!